domingo, 28 de abril de 2013

ALOPECIA X NUTRIÇÃO

A nutrição tem suma importância no processo de formação dos fios de cabelos.  A matéria-prima necessária para fabricar os cabelos são os aminoácidos, as vitaminas, os minerais e os lipídios.

Quando falávamos sobre a alimentação pensávamos que a sua deficiência causava apenas queda. Agora esta informação foi revalidada, pois a nutrição pobre e deficiente pode causar:
·         Queda
·         Quebra
·         PH desequilibrado, por alipsia
·         Má formação dos fios
·         Patologias como moniletrix, tricodistrofia
·         Despigmentação dos fios
É importante ressaltar que as vitaminas não apresentam valor calórico. A falta de algumas vitaminas, assim como o excesso pode causar patologias e até alopecias.
Algumas vitaminas e sua importância para os cabelos:
·         Vitamina E ou tocoferol: faz parte da fase anágena do fio, pois é responsável pela respiração celular.
·         Vitamina F é necessária para uma correta formação da queratina e sua carência causa descamação do couro e despigmentação dos fios.
·         Vitamina B2 é responsável pela formação da ATP, que é energia das células.
·         B6 sua falta pode causar atrofia por hiperqueratose do folículo.
·         B5 sua falta causa branqueamento dos fios.
·         Vitamina C ela ajuda na melhor absorção de  minerais e  dos aminoácidos.
·         Vitamina A  tanto a falta como o excesso pode causar queda capilar; está relacionada também com patologias como alopecia androgénetica,  quebra e  eflúvio anágeno.
·         Ferro é responsável por levar oxigenação até a papila e matriz. Sua ausencia pode causar alopecia ferropenica ou eflúvio telogeno generalizado.
·         Zinco sua carência provoca crostas com feridas no couro cabeludo, até perda total dos cabelos. Possui ação anti-séptica, pois inibe a lípase de bactérias.
·         Cobre é importante no processo de queratinização e pigmentação dos fios. Sua carência pode causar queda, quebra, afinamento e raleamento dos fios.
·         Magnésio sua carência causa queda.
A falta ou deficiência de proteínas ou aminoácidos mostra através de estudos que na formação dos fios ocorre o seguinte:
·         Com 11 dias os fios reduzem o diâmetro
·         Com 14 dias a pigmentação diminui
·         Com mais algumas semanas ocorre atrofia e queda.
Com todo esse conhecimento, se comprova a importância indiscutível de se avaliar os hábitos alimentares do tricopaciente e orientá-lo nas mudanças necessárias para o bom êxito no tratamento e até sugeri o uso de nutracêuticos (alimentos em cápsulas) que é uma tendência do mercado atual.
Seja seu alimento, o seu remédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário