terça-feira, 19 de março de 2013

Hábitos Capilares x Saúde Capilar

                                                   CABELOS & HÁBITOS CAPILARES

                                                 MAIOR CAUSADOR DE PATOLOGIAS
                                                             VAMOS ALTERÁ-LOS?
1. Deixar de pentear os cabelos todos dos dias. O nosso organismo produz um óleo responsável de hidratar e nutrir os fios de cabelos. Este óleo não deixa que o cabelo fique seco e quebradiço. Para que este óleo seja distribuído pelo fio, é necessário pentearmos os cabelos todos os dias.
2. Lavar os cabelos todos dos dias. É muito lucrativo para empresas de cosméticos, mas para o couro cabeludo e fio de cabelo não.
3. Higienização. O ideal é lavar o cabelo de acordo com o comprimento.
A maneira correta de lavar o cabelo é:
• Cabelos curtos: um dia sim, um dia não.
• Cabelos médios: se for mais oleoso: um dia sim, um dia não. Se for mais seco lavar um dia sim, dois dias não.
• Cabelos longos: um dia sim, dois dias não ou duas vezes por semana.
4. Deixar condicionador no cabelo, principalmente quem pena com os fios secos, é tentado a cada banho. O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é a melhor maneira de conseguir isso. Os condicionadores contem quaternário de amônia e deixá-los nos fios tornam os cabelos opacos, elásticos e acabam se quebrando à toa, além de deixar resíduos.
5. Usar shampoos, condicionadores e finalizantes que contenham substâncias hidrofóbicas.
6. Usar cremes sem enxágüe com quaternário de amônia. Cremes sem enxágüe com cloreto de cetil trimetil amônia, quartenário de amônia ou deyquart são um dos grandes problemas atualmente. Esta substância facilita o aparecimento de irritações no couro cabeludo e prejudica os fios. O cabelo fica cheio de resíduos, provocando tampões. O cabelo também fica opaco e sem brilho. Tem pessoas que são viciadas em creme sem enxágüe.
7. Prender os fios molhados. Fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda.
8. Passar chapinha no cabelo molhado. Este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram.
9. Fazer banho de creme achando que vai tratar. Banho de creme serve apenas para amaciar e tem um efeito temporário (uma lavada). Creme não penetra no fio. Hidratação é muito mais que um banho de creme. O cabelo que necessita de hidratação é aquele seco, desidratado, que perdeu água. Hidratar significa devolver a água que o cabelo perdeu. Os melhores produtos para fazer uma hidratação contem agentes umectantes (que absorvem água do ambiente), emolientes e ervas hidratantes. Atualmente os avanços cosméticos são tantos que muitos produtos nem precisam mais da aplicação de vapor para agir.
10. Usar cosméticos quando o cabelo passa por processo químico. Quando o cabelo passa por processo químico de nada adianta usar cosméticos comuns. Neste rol estão incluídos tanto os cosméticos mais populares quanto cosméticos top.
11. Usar cosméticos quando se faz processos térmicos. Os processos térmicos, escova, prancha, rolinho danificam tanto quanto uma química e os cosméticos usam muito silicone na formulação por ser resistente ao calor deixando o cabelo desidratado, quebradiço e hidrofóbico. De nada adianta usar cosméticos comuns. Neste rol estão incluídos tanto os cosméticos mais populares quanto cosméticos top.

Nenhum comentário:

Postar um comentário